quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Portugueses com rosto

            António Horta Osório foi hoje nomeado para Presidente Executivo do Lloyds Baking Group, função que desempenhará a partir de Março de 2011. A nível pessoal, é o reconhecimento de um percurso de ascendência vertiginosa, em que a presidência do Grupo Santander em Inglaterra e a nomeação para Administrador Não-Executivo do Banco de Inglaterra se destacam. A direcção de um dos maiores bancos de Inglaterra, em que a Coroa é accionista maioritária, é ponto mais alto da carreira do gestor de 46 anos.

        
    Ao tomar conhecimento da nomeação de Horta Osório, lembrei-me que Portugal tem profissionais de valor, ao nível dos melhores em todo o Mundo. Escrevo que me lembrei porque realmente foi isso que aconteceu, pois durante a maior parte do tempo nem me lembro que no nosso pequeno país, quase esquecido num cantinho da Europa, existem valores que fazem os outros corar de inveja e nós, os portugueses, termos um bocadinho de orgulho próprio.
            Mas é triste só nos lembrarmos desses Homens quando algum deles é notícia em qualquer outro país, e mesmo assim parece que os outros dão mais importância a essa notícia que nós próprios. E se nós temos tanta gente com valor para o país tão pequeno que somos!!!
Amália difundiu através do Fado a língua e a
cultura portuguesa por todo o Mundo 
            António Damásio na Psicologia. Durão Barroso, A. Guterres ou J. Sampaio, Alto Comissário para os Refugiados e Alto Comissário para a Aliança das Civilizações, ambos da ONU, respectivamente, na Política Internacional. O já referido Horta Osório e Vitor Constâncio na banca. Na Cultura, nomes como Amália ou Mariza cantaram bem alto em português, e Manuel de oliveira no Cinema. Já no Desporto os nomes parecem nunca mais acabar. Eusébio, Figo, Ronaldo, Mourinho, Carlos Lopes, Nelson Évora, Vanessa Fernandes, Rosa Mota, entre tantos outros fizeram a Portuguesa tocar nos quatro cantos do Mundo. Por fim os já falecidos José Saramago ou Fernando Pessoa na Literatura.
            Estes homens e mulheres são o rosto que representa muitos outros que não tiveram reconhecimento devido à falta de orgulho nacional em Portugal, pois certamente que existiram muitos outros, mas que a minha memória portuguesa não me permite recordar.
            Portugal tem problemas - e muitos por sinal – mas também não fazia mal nenhum aos portugueses lembrarem-se que no nosso país também existem coisas boas, a começar pelas pessoas, pois a mim parece-me extraordinário que um pais tão pequeno e com recursos tão limitados forneça ao Mundo tantos nomes de relevo, O que seria de nós com condições e vontade para explorar todo este potencial humano que estes Homens personificam?
            É difícil responder, ou mesmo algum dia termos a resposta, no entanto, se nunca começarmos por algum lado também nunca nos aproximaremos da resposta. Se é verdade que recursos parece difícil termos, já pela vontade ainda não se paga, mesmo assim, parece que não a mostramos. Será que algum dia a vamos ter e lutar para que ela se concretize?




Ricardo Soares         

1 comentário:

  1. Boa mensagem de coragem meu amigo, principalmente para nós, mais jovens a quem muitas vezes parece faltar um incentivo para almejar outras realidades que podem estar ali ao virar da esquina , basta querer, trabalhar para isso e ter também um bocadinho de sorte . Ja dizia o nosso amigo Jorge Cruz que com calma, trabalho e humildade chegariamos onde quisessemos.

    Henrique Lopes

    ResponderEliminar