Origem


A lenda
            Reza a velha e sábia história hindu, que os antepassados indianos se encarregaram de conservar até aos nossos dias, que uma pacata aldeia no interior da Índia era habitada por, entre muitos outros, sete sábios cegos a quem o resto da população recorria em busca de auxilio. No entanto, a sabedoria que possuíam também semeou entre eles uma rivalidade em torno de qual deles seria o mais sábio. Revoltado com o facto de estes estarem mais preocupados com esta trivialidade em vez de ajudarem as pessoas com o uso da sua sabedoria, um dos sábios decidiu abandonar a aldeia e ir viver para as montanhas.
            Um dia mais tarde, passou pela aldeia um viajante que trazia um elefante. Aguçados pela curiosidade que o alvoroço em torno do animal estava a causar na população, os sábios quiseram saber mais sobre o animal do qual nunca tinham ouvido falar. Assim, confiantes da sua sabedoria, os cegos rodearam o elefante e pousando as mãos na pele do animal tentaram descobrir a forma que este teria. O que se revelou inconclusivo, pois nenhum deles conseguiu através do tacto obter uma perspectiva global do animal e, deste modo, cada um descreveu o elefante de acordo com a parte do corpo que tinha tocado.
            Esta variedade de opiniões resultou numa acesa discussão, inconclusiva até que o cego que vivia nas montanhas desceu à aldeia e, acompanhado por uma criança, ao ouvir a discussão dos seus colegas pediu ao jovem que desenha-se no chão a forma do elefante. O velho sábio ao tactear o desenho apercebeu-se que todos os seus colegas estavam, ao mesmo tempo, com a razão do seu lado e enganados, pois apenas descreviam a parte com a qual tiveram contacto. Ao aperceber-se de tal facto, o homem, velho e cego, mas acima de tudo sábio, aproveitou para transmitir aquilo que este considerava ser um dos maiores ensinamentos que poderia transmitir, dizendo ao jovem que o acompanhava:
«É assim que os Homens se comportam perante a verdade. Pegam apenas numa parte, pensam que é o todo e continuam ignorantes»



O Elephante
            È tomando como ponto de partida este sábio pensamento que nós criamos este Blogue.
É a forma que encontramos para poder expressar as nossas verdades. E se cada cidadão deve ter uma palavra a dizer na construção da verdade, nós humildemente aqui deixamos a nossa parte, para que se possa juntar a tantas outras e assim fazerem parte da verdade, para que esta não seja exclusiva de elites, ficando assim incompleta, órfã nem que seja de uma só parte, uma vez que o todo é construído por todas as partes.
Sendo um Blogue essencialmente de opinião, iremos mostrar a “nossa” verdade, sempre de forma ponderada e sustentada - assim o pretendemos - lançando para a praça pública uma das faces da verdade, comum a umas, mas certamente, oposta a tantas outras.