sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Senhor fígado

De certeza que a grande maioria já estudou minimamente o corpo humano. Quando digo "minimamente" refiro-me aos órgãos mais famosos, sistemas que possuímos, etc.

Tal como o título indica, hoje venho falar-vos de um órgão que muitos de nós tratam mal, rebaixando-o e desrespeitando-o. Falo, claro, do fígado.


Assim à primeira vista, o fígado parece um daqueles capacetes de ciclismo que muitas vezes vemos na Volta a França ou a Itália e, para não ficarem com a ideia da minha falta de patriotismo, na Volta a Portugal. No entanto, esta coisa vermelha é muito importante para a nossa sobrevivência. Não é por acaso que muitas pessoas desesperam por um transplante desta que é a maior glândula do nosso corpo.

Após alguma meditação, compreendo que as pessoas que necessitam de um transplante se dividem em dois grupos: culpados e inocentes.

Começando pelos inocentes, são para mim aqueles que não puderam fazer nada para evitar a sua situação. Doenças no fígado não se limitam ao alcoolismo, daí que seja difícil "controlar" a vontade em tê-las ou não.

No entanto, existem muitos culpados. Gente má, rude e feia, que não se preocupa com o seu belo destruidor de hemácias (aka glóbulos vermelhos) e que acaba, inevitavelmente, por sofrer as consequências.


Para além de ganharem um novo relevo no corpo, que não abona nada a nível estético, habilitam-se a uma bela cirrose. Como é natural, se for detectada a tempo, a salvação é possível. Mas não era necessário chega a este estado triste e decadente de existisse alguma consciência.


Como podem observar pela seguinte imagem, o fígado mal-tratado fica feito em merda. Mais ano ou menos ano, se os comportamentos irracionais permanecerem, será assim que estarão por dentro - feitos em merda.

No fundo, pensem bem na forma como tratam o fígado. Não abusem dele, senão apodrece e é uma chatice. Se há um dia do Pai, da Mãe e da Avó, porque não um do fígado? Também lhe podíamos dar uma prenda, poupando-o.

Este texto foi pensado devido a um colega meu, que começou a ganhar o gosto pela bebida (e pelo consequente vómito) deixando-me a pensar sobre qual será a estado do seu fígado.

Fiquem bem ;)
Pedro Paradinha

Sem comentários:

Enviar um comentário