sexta-feira, 19 de novembro de 2010

NATO, ide tomar na bunda !

Vivemos num momento de crise. Portugal, coitadinho, está quase como a Irlanda embora os nossos responsáveis governativos afirmem que fazer tais comparações é algo de ridículo. O próprio Nouriel Roubini, economista e um dos homens que por acaso até previu esta "doença" económica com epicentro nos EUA, afirma que Portugal vai em breve perder acesso aos mercados e, então, terá de recorrer ao FMI. Pode ser que ele se tenha enganado, coisa que aparentemente não faz muito, e isto melhore.


Todavia, com Roubini ou sem ele, a crise anda por aqui como um "dementor" vagueia pelo Harry Potter. Assustadora, sombria e capaz de levar a "morte financeira" a muito boa gente. O país responde gastando ainda mais dinheiro para organizar este belo espectáculo no Oriente: a cimeira da NATO.


Ainda hoje ia eu no meu belo percurso de autocarro para a Cidade Universitária que, normalmente, demoro 10 minutos a concluir, quando começo a notar que os carros teimosamente não andavam. Buzina aqui, buzina acolá, e lá passa uma comitiva a tentar "furar" o tráfego todo. Claro, com a polícia ao "tinoni" a malta teve de se desviar e deixar as excelências passar. O resultado foi um bonitos caos automobilístico que me esticou o percurso em mais 20 minutos. Meia hora sentado, a ver luzinhas azuis passar.

Talvez a minha indignação com estas parvoíces seja defeito meu. Uma moça com os seus 20 e poucos anos ia ao telemóvel e começa a gritar "ANA, ANA, vou ver o OBAMA!". Isto porque apareceram duas motorizadas da polícias, dois carros patrulha, dois Audis e quatro Mercedes.

As pessoas, parecendo que não, gostam disto. Todavia, esta festa imperialista custa dinheiro. Dinheiro esse que, curiosamente, faz falta a um país à beira da banca rota. E anda a pagar-se para estes senhores estarem cá dois dias a discutir temas como a "proliferação das armas de destruição maciça". Serão, certamente, as mesmas armas que estavam no roupeiro do Saddam e que, vá-se lá saber porquê, nunca foram encontradas. Uma coisa muito ao estilo Maddie, mas sem Gonçalo Amaral.

Hoje lá estiveram a conversar e a tirar umas belas fotos (que, na minha opinião, é o que qualquer turista faz no Parque das Nações). A cidade praticamente parou para os senhores irem à cimeira e voltarem aos hotéis. Fazendo uma avaliação algo leviana, o que trouxe esta cimeira à nossa bela vida?

- problemas com o trânsito
- grandes líderes internacionais
- histeria desnecessária
- visibilidade internacional
- manifestantes

Destes seis pontos que, levianamente, identifiquei em 32 segundos não consigo nomear um que nos ajude realmente a combater a situação que atravessamos. Temos problemas de sobra com o trânsito, líderes internacionais que nos visitam noutras alturas do ano, histeria já instalada com a ameaça de banca rota, visibilidade a nível Mundial devido às belas contas públicas e manifestantes, que ainda há uns dias se fizeram ouvir acerca do Ensino Superior.

Por mim a NATO pode fazer as festas que quiser, colocar na "guest" aqueles que bem entender, mas sem me aborrecer. Ainda por cima eu, que habito perto da embaixada americana, sujeito a levar um balázio porque corria para apanhar o autocarro mas a autoridade interpretou tal acto como fuga a uma bomba colocada sabe-se lá onde.


Pedro Paradinha

2 comentários:

  1. Mas que belo registo de observação, Pedro Paradinha! O que é certo e sabido é que a bela da cimeira veio roubar as audìências à casa dos segredos... vamos ter problemas com a Júlia Pinheiro, vamos vamos!

    ResponderEliminar
  2. muito bem dito!

    e tenho aqui o obama mesmo ao lado de casa, no marriot, e é só snipers nos telhados. Parece mesmo o CS XD

    ResponderEliminar