segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Yunus - a verdadeira Economia... a dos pobres

A economia tem como objectivo principal: produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Tendo em conta a concepção de economia que o senso comum tem nos dias de hoje - e com toda a razão -, esta ciência é tudo menos distribuidora de bens e serviços!
 

Muhammad Yunus nasceu no Bangladesh e tornou-se economista, formado nos EUA por ter conseguido uma bolsa de estudo. Para ele a pobreza é um dos maiores obstáculos para garantir a paz.
Depois de acabar o curso voltou para o Bangladesh, há cerca de 30 anos, na altura um país com cerca de 130 milhões de habitantes, 62% eram analfabetos. Yunus dava aulas numa faculdade local e simultaneamente estudava para descobrir uma teoria que acabasse com a pobreza e com a fome que havia à sua volta.
Yunus conheceu uma jovem de 21 anos, que para poder trabalhar tinha pedido emprestado 25 centavos a um agiota do seu bairro, que lhe cobrava 10% de juro ao dia, esse dinheiro servia para comprar bambu para fazer cestos de verga e coisas do género, e estava incluído no contrato que a jovem tinha de vender o que fazia ao agiota, por um preço muito abaixo do valor de mercado, posto isto, a jovem conseguia lucrar menos do que 2 centavos por dia, ou seja, era escrava do agiota! Nesta situação estavam mais 42 mulheres em Jobra e Yunus decidiu ele mesmo emprestar o dinheiro que as mulheres precisavam aplicando taxas bancárias normais. Os empréstimos e os juros foram todos pagos com pontualidade e isso foi a alavanca que Yunus precisou para criar algo que combatesse verdadeiramente a pobreza.
Em 1976 foi criado o microcrédito, um crédito pensado e concebido para ajudar famílias muito carenciadas economicamente, principalmente de produtores reais, que não teriam acesso a qualquer tipo de crédito, e provavelmente nunca iriam superar a pobreza.
O microcrédito tomou o nome de “Grameencredit”, e tem como base a premissa de que os pobres (também!) têm habilidades profissionais não utilizadas, ou subutilizadas, devido à falta de recursos económicos para as potenciar.
O “Grameencredit” deu origem ao Grameen Bank, presidido por Yunus, e segundo ele e a filosofia do seu banco a pobreza não é criada e sustentada pelos pobres, mas sim pelas instituições e políticas que cercam as pessoas pobres, pelo que seria necessário, para acabar ou diminuir a pobreza, reformular todo o sistema político e as suas instituições.
Por todo o seu trabalho desenvolvido na luta contra a pobreza Yunus foi premiado com o Nobel da Paz em 2006.

            Ouve-se muito a expressão “grandes grupos económicos”, mas porquê grandes grupos? Porque ano após ano continuam a acumular riqueza, acumular recursos económicos. Mas então, para que esses grupos “engordem” alguém tem de ficar mais pobre…! No início do texto tinha dito que economia tinha como objectivo a produção, o consumo e a distribuição de bens e serviços. No seio do mundo político, a economia não é nem pouco mais ou menos aquilo que deveria ser, a distribuição raramente é prioridade.


O Elephante

Sem comentários:

Enviar um comentário