segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Al Gore - O ambiente também conta

            Al Gore tem vindo a travar desde há alguns anos aquela que poderá ser a luta do futuro. Sabemos que neste momento a crise económica é, sem sombra para dúvidas, o principal problema da humanidade na actualidade, no entanto, a longo prazo as questões ambientais terão de ser tidas em conta, caso contrário corremos o risco de perdermos os recursos naturais e condições ambientais indispensáveis à sobrevivência humana.

            Albert Arnold “Al” Gore desde cedo mostrou interesse pelas causas ambientais, mas é a forma tradicional de política que o revela às luzes da ribalta. Foi Vice-Presidente da Administração Clinton entre 1993 e 2001 e concorre à Presidência dos EUA nas eleições de 2001 pelo Partido Democrata, saindo derrotado por George W Bush, num acto eleitoral envolto em polémica.
            Com a derrota nas presidenciais de 2001 Al Gore abandona o palco principal da política, virando baterias para o meio ambiente, retomando o papel de activista ecológico, que recuperou do inicio da sua carreira política, no qual escreveu o livro A Terra em Balanço: Ecologia e o Espírito Humano. É na mesma linha de pensamento que surge que, em 2006, surge o documentário Uma Verdade Inconveniente, que o devolve de novo à esfera pública mediática.
            O documentário surge no seguimento de uma série de conferências em que o activista participa por todo o mundo, nas quais alerta para os perigos da degradação ecológica do planeta e das consequências que daí surgiram e que diminuíram em muito a qualidade de vida da espécie humana, já para não falar nas outras espécies.
            Em 2007, fruto da sua intervenção ecológica, recebe o Prémio Nobel da Paz em parceria com o Comité Intergovernamental para as Alterações Climatéricas da ONU.

            O ser humano formata a sua em vida em torno de um sistema hierarquizado de necessidades, assim, quando vê uma necessidade saciada altera o seu rumo em busca de outra.
Se durante muito tempo os homens lutaram pelos seus direitos. liberdade e segurança, hoje em dia, com essas necessidades satisfeitas, exceptuando os beliscões que a democracia sofre de tempos a tempos, a orientação da vida humana surge na direcção do conforto baseado nos bens materiais e constante aumento da riqueza. Mas como somos um animal de necessidades que somos nunca estamos realmente satisfeitos não sabemos quando parar, o que provocará graves danos no planeta Terra, danos para os quais Al Gore tanto alerta.
O que a realidade futura nos mostrará é que seremos obrigados a alterar as nossas prioridades, dando mais importância ao meio ambiente, no entanto, como no inicio do texto é dito, as necessidades dos Homens estão viradas para os problemas da grave crise económica. Mas não poderá ser esta falência das economias modernas o mote para o inicio de uma nova hierarquia de necessidades em que o meio ambiente esteja mais presente?
Poder podia, mas não era a mesma coisa. É que viver sem os luxos do desenvolvimento imponderado é tão difícil…  




O Elephante 

Sem comentários:

Enviar um comentário